A Rede Minas lança a campanha “Rede Minas em apoio às cidades que concorrem a rede Cidades Criativas da Unesco”, em apoio aos municípios de Minas Gerais que disputam título de Cidades Criativas da Unesco, rede criada em 2004. Durante todo o mês de maio, a emissora vai mostrar as riquezas e potencialidades das três concorrentes: Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, concorre pela música; Cataguases, na Zona da Mata, pelo cinema; e Belo Horizonte, pela gastronomia.
Documentários, entrevistas, reportagens, séries, concertos e programas especiais vão ser exibidos na Rede Minas. Já está no ar uma pequena série, exibida durante os intervalos da programação, mostrando, em Diamantina, a flautista francesa Odette Ernest Dias, tocando na gruta do Salitre, a banda mirim e o distrito de Bibiribi.
O título é uma oportunidade para impulsionar a economia criativa e a troca de experiências bem sucedidas e melhores práticas. Atualmente, a rede é composta por 180 cidades em 72 países – apenas oito delas no Brasil. São sete categorias consideradas pela Unesco como impulsionadores da economia: artesanato e artes folclóricas, artes midiáticas, design, cinema, gastronomia, literatura e música. Os municípios agora preparam um dossiê que será avaliado por comitês.
(Fonte: Agência Minas)