O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nomeou o secretariado do Executivo estadual. A nomeação foi publicada no fim da noite desta terça-feira (1º) em uma edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais. Onze secretários de estado e o vice-governador, Paulo Brant (Novo), vão ficar responsáveis 21 secretarias (veja no fim da matéria a lista completa).
Antes de ser nomeado, Zema havia anunciado 11 secretários. Quando foi eleito, ele havia prometido governar com nove secretários.
A posse de Romeu Zema e do vice Paulo Brant foi realizada na manhã desta terça na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na sequência, ocorreu uma cerimônia na Cidade Administrativa.
O governador nomeou também os responsáveis pelo Gabinete Militar do Governador; pela Controladoria-Geral do Estado; pela Advocacia-Geral do Estado; pela Polícia Militar; pela Polícia Civil; pelo Corpo de Bombeiros e pela Ouvidoria-Geral do Estado.
Além disso, o Zema determinou exonerações. Entre os funcionários que foram dispensados, estão aqueles que haviam sido nomeados ou designados a responder por chefia ou direção de unidade administrativa.
Veja abaixo as nomeações:
– Secretaria de Estado de Governo e Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais
Custódio Antônio de Mattos, ex-prefeito de Juiz de Fora pelo PSDB e ex-deputado estadual será o novo secretário de governo. Ele já foi diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e secretário de estado de desenvolvimento social.
– Secretaria de Estado de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Administração Prisional
Mário Lúcio Alves de Araújo será o novo secretário de Estado de Segurança Pública. Ele é general do exército e vai comandar a pasta que reuniu as secretarias de defesa social e administração prisional.
– Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional
Marco Aurélio Barcelos será secretário de Infraestrutura e obilidade. Bacharel em direito, atualmente exerce o cargo de secretário de articulação para investimentos e parcerias no governo federal.
– Secretaria de Estado de Cultura
Vice-governador Paulo Brant
– Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário
Ana Maria Soares Valentini assume a Secretaria de Estado da Agricultura. A engenheira florestal, atualmente é a Presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas.
– Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e do Nordeste de Minas Gerais
Manoel Vitor de Mendonça Filho assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Também com experiência de gestão em várias empresas.
– Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania e Secretaria de Estado de Turismo
A economista Elizabeth Jucá deixa a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e ficará responsável pela Secretária de Impacto Social do Estado.
– Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esporte
Julia Sant’Anna assume a Secretaria de Educação. Ela é servidora concursada do estado do Rio de Janeiro na carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental.
– Secretaria de Estado de Fazenda
Gustavo Barbosa assume a Secretaria de Fazenda. Ele foi secretário de finanças e planejamento do estado do Rio de Janeiro.
– Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Germano Luiz Gomes Vieira será o secretário de Meio Ambiente, cargo que ocupou também no governo de Fernando Pimentel (PT). Servidor de carreira, exerceu cargos no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas e na Fundação Estadual do Meio Ambiente.
– Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
Otto Alexandre Levy Reis será o novo secretário de Planejamento e Gestão. O engenheiro vinha atuando na iniciativa privada.
– Secretaria de Estado de Saúde
Wagner Eduardo Ferreira assume a Secretaria de Saúde. Médico, ele já foi presidente do MG Transplantes e participou do grupo que criou o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Estado.
– Secretaria-Geral
Igor Mascarenha Eto
– Gabinete Militar do Governador
Evandro Geraldo Ferreira Borges
– Controladoria-Geral do Estado
Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda
– Advocacia-Geral do Estado
Sérgio Pessoa de Paula Castro
– Polícia Militar de Minas Gerais
Giovane Gomes da Silva – comandante-geral
Marcelo Fernandes – chefe do Estado Maior
– Polícia Civil
Wagner Pinto de Souza
– Corpo de Bombeiros
Edgard Estevo da Silva – comandante-geral
Erlon Dias do Nascimento Botelho – chefe do Estado Maior
– Ouvidoria-Geral do Estado
Simone Deoud Siqueira
(Fonte: G1 Minas — Belo Horizonte)