Um assunto que continua sendo muito comentado nas redes sociais, e nas rodas políticas de Teófilo Otoni — e região também, é a recente notícia do afastamento da ex-secretária executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), Cinara Gerdi, de todas as suas funções junto à entidade (leia mais aqui).
Como muitas pessoas têm dado versões diferentes sobre o que de fato ocorreu para que Cinara saísse, e também sobre os motivos do seu afastamento, o minasreporter.com, em nome da ética e das melhores práticas jornalísticas, reproduz aqui, logo abaixo, em azul, o texto que foi publicado pelo Jornal Diário Tribuna, o único veículo de comunicação que, de fato, cobriu desde o início a assembleia da AMUC em que Cinara teria pedido o seu afastamento.
Os créditos da matéria, como já deixamos claro, é do Jornal Diário Tribuna:
Assembleia da AMUC é marcada pela saída da secretária executiva Cinara Gerdi
“Eu perder o amor por uma entidade e ela virar partidária, pra mim não serve. Ela pra mim perdeu a função”, disse Cinara Gerdi
A Assembleia Extraordinária realizada na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), nesta terça-feira (07/03), na sede da instituição, foi para a apresentação de um diagnóstico para os prefeitos dos municípios associados sobre a situação da AMUC, em todos os aspectos. A reunião contou também com a presença de todos os funcionários. Foram 30 dias da presença de uma pessoa de confiança do presidente, prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, para que o diagnóstico fosse concluído, e, nesta data foi apresentado aos prefeitos.
SURPRESA — Mas, logo no início dos trabalhos, muitos ali presentes ficaram surpresos quando o prefeito de Ladainha, Walid Nedir, muito constrangido e visivelmente emocionado, pediu a palavra e disse ao presidente Daniel Sucupira que demitisse a Secretária Executiva Cinara Pacheco Gerdi. Ele ressaltou que estava sendo difícil falar, que acertasse com ela todos os seus direitos. “Ela está achando que o ambiente não está viável a ela; então, quero pedir que você fizesse isso. Isso é até em respeito a ela pelo tempo que ela passou aqui na AMUC”, disse Walid.
Muitos ficaram sem entender e a própria Cinara disse: “Pelo amor de Deus gente, faça isso por mim. É isso que eu quero”. Com a concordância do presidente, ela fez uso da palavra, emocionada, recordou a história da AMUC, desde a sua criação, citou nome de um por um, de todos os presidentes, a começar do fundador Getúlio Neiva, que ela entrou junto com ele, em 1984. Após sua palavra aos prefeitos e aos funcionários, ela exibiu uma mensagem no Datashow com o tema “Viagem de Trem”, que retrata as caminhadas da vida, as paradas, os encontros, a entrada de novos passageiros, a saída de outros.
Segundo Cinara, a sua parada chegou e foi neste dia que ela desceu do vagão e se despediu de todos, prefeitos e funcionários. E, em se tratando da AMUC, instituição que ela dedicou 32 anos de sua vida, ela disse: “Então gente, eu estou deixando o trem, mas não deixei o trem da vida”. E no mesmo instante em que acabou a mensagem, agradeceu ao prefeito de Ladainha, Walid Nedir, que à sua vontade, pediu que o novo presidente a demitisse.
“Eu quero te agradecer Walid, de coração, por você ter tido a coragem de pedir a minha demissão. Você sabe que quando a gente perde o amor por aquilo que a gente faz, o dinheiro não repõe. A mim não. A mim mais vale eu estar feliz do que com dinheiro no bolso. E eu perder o amor por uma entidade, e ela virar partidária, ela pra mim perdeu a sua função. Muito obrigada a vocês. Fiquem com Deus”. Em seguida, Cinara se retirou imediatamente, aplaudida por todos, ficando de voltar no dia seguinte somente para pegar o que é seu, pessoal.
Muita coisa ficou no ar, não foi esclarecido por ninguém, nem pela própria Cinara, o real motivo da sua saída. Em muitos momentos ela ficou com a voz meio embargada, mas não chorou. Manteve-se firme e forte como sempre foi. O presidente da AMUC, Daniel Sucupira colocou aberta a palavra para quem quisesse tecer algum comentário acerca da despedida de Cinara, e muitos prefeitos fizeram inúmeros elogios pelos serviços prestados por ela à Associação, e também pelo jeito alegre e carinhoso com que ela sempre tratou a todos os prefeitos e funcionários.
(Fonte: Diário Tribuna)