Saldo de empregos nos pequenos negócios de Minas Gerais segue em alta

Saldo de empregos nos pequenos negócios de Minas Gerais segue em alta

Segmento gerou três vezes mais vagas de empregos do que as médias e grandes empresas em agosto

O saldo de empregos nas micros e pequenas empresas (MPE) mineiras em agosto foi de 29 mil vagas, um aumento de 6,8% em relação a julho. É o quarto mês consecutivo de aumento no saldo de empregos nas MPE, que geraram duas vezes mais vagas do que as médias e grandes empresas no mês de agosto. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

O saldo é a diferença entre o número de admissões e demissões. Em agosto, as MPE foram responsáveis por 67% do saldo de vagas criadas em Minas Gerais. O setor de Serviços impulsionou a geração de empregos no segmento em agosto: foram 13,2 mil vagas, 45% do saldo das MPE naquele mês.

Em relação a julho, o saldo de vagas em Serviços cresceu quase 40%, o que vai ao encontro do índice de confiança dos empresários do setor em agosto. “Serviços foi o segundo setor que mais cresceu em confiança naquele mês, segundo a pesquisa Iscon, variando cinco pontos em relação a julho”, ressalta Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Os três municípios com os melhores saldos de empregos nas MPE em agosto foram: Belo Horizonte (5,8 mil), Uberlândia (1,2 mil) e Contagem (1,1 mil). E os três com os saldos mais baixos foram: Perdizes (-57 mil), Martinho Campos (-49 mil) e São Gotardo (-43 mil).

Chama a atenção no levantamento o aumento da participação das mulheres no saldo de empregos das MPE. Elas ocuparam cerca de 47% das vagas geradas pelo segmento em agosto, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a julho.

Jovens entre 18 e 24 anos continuam liderando a ocupação de postos de trabalho nas MPE mineiras, respondendo por mais de 13 mil vagas em agosto, o equivalente a 44% do saldo total. Na sequência ficaram os adultos entre 25 e 39 anos (8,9 mil) e os de 49 a 59 anos (4,8 mil).

(Fonte: Agência Sebrae de Notícias)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.