Secretaria de Educação inicia Projeto de Educação Empreendedora nas Escolas Municipais

Secretaria de Educação inicia Projeto de Educação Empreendedora nas Escolas Municipais

O objetivo é favorecer as comunidades que necessitam de maior intervenção do poder público municipal, para a melhoria da condição de vida e formação de sua população

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, participando da aula inaugural do projeto “educação empreendedora” (foto: ASCOM PMTO)

TEÓFILO OTONI — A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou na manhã desta quarta-feira, 23/08, o curso de formação da Educação Empreendedora nas escolas do Município de Ensino Fundamental II.  A ação faz parte dos projetos de inovação que estão sendo implantadas pela nova gestão.

A primeira escola a ser contemplada com o curso foi a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Bairro Taquara. Durante três dias os professores participaram da ação que aconteceu no Polo da Universidade Aberta do Brasil — UAB —, no Centro Educacional Paulo Viana, na Vila Santa Clara.

Segundo o Diretor da Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Alberto Bassoli, a educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

“A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores. O curso para esta etapa da Educação Básica é o “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”. É destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida”, destacou Bassoli.

Ainda de acordo com o diretor de Ensino, essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: “Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, concluiu Luiz Bassoli.

Andréia Pereira Machado, supervisora pedagógica da Escola Nossa Sra. Aparecida, avaliou o curso de uma forma muito positiva. “Foi uma descoberta que nós já trabalhávamos com empreendedorismo na escola e não sabíamos. Além de incentivar os empreendedores que já existem na escola, nós vamos apresentar para os alunos a parte empreendedora de cada um e aprimorar esse aspecto dentro da escola”, pontuou.

Cirilo Jardim é Analista Técnico do SEBRAE na regional Mucuri e Jequitinhonha. Ele disse ser muito valioso a aplicação do curso nas escolas municipais. “Nós estamos realizando essa primeira turma e temos mais outras quatro para capacitar. Então na verdade nós estamos na expectativa de capacitar 150 empreendedores de pelo menos cinco escolas, confiantes de que esses educadores possam ficar encantados com o programa, com essa metodologia que estão recebendo. A partir daí que eles possam elaborar bons projetos para implementação do programa Cultura Empreendedora junto aos alunos, e que nós tenhamos condições de sonhar com a perspectiva de dias melhores para todos os alunos das escolas municipais”, salientou Jardim.

O Secretário Municipal de Educação, Marcos Godinho, disse que a prefeitura está investindo na qualidade educacional do município. “Essa foi uma parceria com o SEBRAE, que realmente vai impactar os professores. São cinco turmas, em torno de 150 servidores que estão sendo treinados, e, com isso, eles são multiplicadores. Eu creio que muito em breve todo o município vai poder participar também desse curso de empreendedorismo, e isso resultará numa qualidade melhor na educação de todas as crianças”, ressaltou Godinho.

Nos próximos meses já estão previstos os cursos para as demais escolas da zona urbana e rural da rede municipal de Ensino. Parte do projeto já será apresentado no evento Spark Week, que acontecerá no mês de outubro, no EXPOMINAS.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teófilo Otoni)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.