Os conteúdos farão parte da disciplina de artes, que prevê apenas música como um de seus temas. Texto segue para sanção presidencial.
Temas de dança, teatro e artes visuais devem passar a fazer parte do currículo da educação básica nos próximos anos. O Senado aprovou nesta quinta-feira um projeto que prevê a inclusão dos temas na disciplina de artes que, atualmente, prevê apenas música como conteúdo obrigatório. A medida vale para o ensino infantil, fundamental e médio de todas as escolas do país, públicas e particulares.
O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), segue para sanção presidencial e estabelece um período de cinco anos para que os sistemas de ensino implantem as mudanças e formem professores capazes de ensinar os novos componentes curriculares.
Atualmente, a LDB prevê que o ensino de arte seja componente curricular obrigatório da educação básica. O ensino deve enfatizar aspectos e expressões da região na qual está a escola do aluno, “de forma a promover o desenvolvimento cultural”. A música é a único conteúdo presente de forma expressa no texto.
(VEJA)