Sequência de Mano, reforços e expectativa alta: Cruzeiro inicia pré-temporada de 2017

Sequência de Mano, reforços e expectativa alta: Cruzeiro inicia pré-temporada de 2017

Elenco se reapresenta na Toca da Raposa II na tarde desta segunda-feira

Mano Menezes perdeu poucas peças e ganhou ótimos reforços para o Cruzeiro em 2017
Mano Menezes perdeu poucas peças e ganhou ótimos reforços para o Cruzeiro em 2017

As férias do elenco celeste terminam nesta segunda-feira. Na parte da tarde, às 15h, o grupo de jogadores se reapresenta ao técnico Mano Menezes para o início da pré-temporada. Neste ano, o Cruzeiro vai disputar Campeonato Mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Em 2017, a expectativa é que a Raposa tenha melhor rendimento com a permanência da comissão de Mano, que tende a extrair o melhor de um grupo com boas opções, qualidade técnica e grandes nomes.

 Diferentemente da passagem de 2015 para 2016, quando o técnico Mano Menezes deixou o cargo para aceitar uma proposta de um clube da China e o auxiliar Deivid foi efetivado, em 2017 o Cruzeiro começa a temporada com o gaúcho mantido no comando. No segundo trabalho pela Raposa, o treinador livrou o time do rebaixamento na Série A e encerrou o torneio em 12º lugar, com 51 pontos. Contando os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, Mano teve 54,76% de aproveitamento em 28 partidas, com 13 vitórias, sete empates e oito derrotas.

O elenco do segundo semestre de 2016 era considerado forte, mas não alcançou seu potencial nas competições que disputou. Em 2017, o Cruzeiro terá ainda mais expectativas. A diretoria celeste foi atrás de contratações pontuais e trouxe o zagueiro equatoriano Luis Caicedo, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, o volante Hudson e o meia Thiago Neves. Com a manutenção de quase todo o grupo – inclusive os destaques da temporada e jogadores que interessavam a outros clubes, Mano Menezes terá excelentes opções para montar diferentes armações táticas para o time.

Além das quatro contratações, Mano pediu a efetivação dos jovens Lucão (goleiro), Murilo Cerqueira (zagueiro) e Lucas Ventura (volante). Os três subiram das categorias de base e, agora, fazem parte do elenco profissional do Cruzeiro. O goleiro Fábio é outro ‘reforço’ para 2017. O capitão cruzeirense perdeu o returno do Brasileiro e a reta final da Copa do Brasil por causa de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Quatro atletas que encerraram 2016 na Toca II deixam o clube para esta temporada. Elisson foi emprestado ao Villa Nova-GO, Fabrício Bruno foi cedido à Chapecoense, Lucas retornou ao Palmeiras e Bruno Rodrigo não teve o contrato renovado. Oito jogadores que retornam de empréstimo ainda aguardam a definição de suas situações: Fabiano, Mena, Breno Lopes, Rafael Donato, Willians, Caíque Valdívia, Matías Pisano e Joel.

Expectativas e cobranças da torcida à direção

No último ano de seu mandato como presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares deverá ser ainda mais cobrado. Depois do desmonte da equipe bicampeã brasileira, a Raposa vem de duas temporadas com baixo rendimento técnico, sem títulos, e com preocupações constantes com o rebaixamento à Série B. Em 2017, o dirigente já foi pressionado por reforços e ouviu críticas da torcida durante a missa de aniversário do clube, no segundo dia do ano. Diferentemente de 2015 e 2016, a direção celeste parece ter entendido as prioridades do clube e de seus torcedores e agido com precisão para pavimentar o caminho até os títulos.

Confira o panorama do elenco celeste

Quem se reapresenta

Goleiros: Rafael e Lucas França
Laterais: Mayke, Ezequiel, Bryan e Edimar
Zagueiros: Léo, Manoel e Dedé
Volantes: Henrique, Lucas Romero, Ariel Cabral e Federico Gino
Meias: Robinho, Alisson, De Arrascaeta, Rafinha, Elber, Marcos Vinícius e Alex
Atacantes: Rafael Sobis, Willian, Ramón Ábila e Judivan

Quem já se reapresentou (em tratamento de lesão)

Goleiro: Fábio

Quem é cara nova

Luis Caicedo (zagueiro) – veio do Independiente del Valle
Diogo Barbosa (lateral-esquerdo) – veio do Botafogo
Hudson (volante) – veio do São Paulo
Thiago Neves (meia) – veio do Al Jazira

Subiram do sub-20

Lucão (goleiro)
Murilo Cerqueira (zagueiro)
Lucas Ventura (volante)

Quem saiu

Goleiro: Elisson
Zagueiro: Bruno Rodrigo e Fabrício Bruno
Lateral: Lucas

Quem pode ser emprestado e continua à espera de uma decisão

Laterais: Fabiano*, Mena e Breno Lopes
Zagueiro: Rafael Donato
Volante: Willians
Meias: Caíque Valdívia, Matías Pisano e Bruno Ramires
Atacante: Joel

*Fabiano será aproveitado no elenco do Cruzeiro caso a troca definitiva com o Palmeiras por Robinho não avance

Confira as estreias do Cruzeiro na temporada

Campeonato Mineiro: 29/1 – Villa Nova x Cruzeiro
Primeira Liga: 1/2 – Cruzeiro x Atlético
Copa do Brasil: 15/2 – Volta Redonda x Cruzeiro

(Superesportes)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.