Sétima vitória de Northon Neiva o consagra como um dos maiores parlamentares de Teófilo Otoni de todos os tempos

Sétima vitória de Northon Neiva o consagra como um dos maiores parlamentares de Teófilo Otoni de todos os tempos

No domingo, 02 de outubro, Northon Neiva (PMDB) saiu das urnas como o vereador mais votado da eleição 2016. É bem verdade que o médico Dr. Samir (PP) obteve o mesmo número de votos que Northon, mas os votos do pepista ainda não estão disponíveis no sistema do TSE. Por enquanto Northon é, de fato, o vereador mais bem votado.

Mais do que isso: Northon sai deste pleito como um dos maiores parlamentares de Teófilo Otoni em todos os tempos. Sua reeleição deu a ele o status de um dos maiores vitoriosos e também um dos mais respeitados líderes políticos de sua geração — em janeiro tomará posse para o seu sétimo mandato consecutivo, sem contar as muitas vezes que presidiu a Câmara Municipal tendo sido escolhido pelos seus pares no Poder Legislativo.

|
Eleito para o sétimo mandato como o vereador mais bem votado do pleito, Northon Neiva se consagrou como uma das maiores lideranças políticas de Teófilo Otoni em todos os tempos

Quebrando Paradigmas

Há algum tempo eu escrevi que Northon era o maior quebrador de paradigmas da política local no Século XXI. Ele foi o primeiro vereador que conseguiu, em muito tempo, se reeleger estando presidente da Câmara. Havia até um papo à época de uma tal de maldição da presidência no legislativo local. No ano 2000, mesmo estando presidente, Northon conseguiu se reeleger — o que há algum tempo os presidentes não conseguiam. Mas aí, quando todos pensaram que a tal maldição estava quebrada, o vereador Nelson Eustáquio não conseguiu se reeleger em 2004, no ano em que era presidente, e mesmo depois de uma excepcional atuação parlamentar. Por enquanto este é um feito que Northon detém a fórmula sozinho.

À medida que o tempo foi passando Northon demonstrou ser não apenas alguém que ousava e quebrava paradigmas, mas também que reformulava a política local. Numa época em que havia uma cultura do “nós contra eles”, ele, mesmo sendo do PMDB, sentou-se à mesa com a prefeita Maria José, do PT (até então partidos arqui-inimigos) para discutir governabilidade e o que era melhor para a cidade.

Grande articulador da vitória de Getúlio Neiva em 2012, Northon não conseguiu o mesmo feito neste ano (2016), mas a debilidade na saúde de Getúlio atrapalhou bastante. Contudo, mesmo não conseguindo reeleger o seu prefeito, teve influência direta na costura das coligações que resultaram em 17 cadeiras na Câmara Municipal.

Começo humilde

É interessante lembrar que, apesar da trajetória coberta de vitórias e mais vitórias, Northon teve um começo humilde. Sua entrada na vida pública se deu quando assumiu a presidência da recém-formada Associação dos Moradores do Castro Pires (AMCAP) no início dos anos oitenta. Seu trabalho frente à Associação foi tão reconhecido e aprovado que se candidatar a uma cadeira na Câmara foi um caminho quase que automático, o que ocorreu em 1988. Mas à época, apesar da boa votação, não conseguiu se eleger.

A vitória só viria em 1992, depois de ter criado, junto com o irmão Nodje Walter, o Clube dos Cavalheiros da Rosa Mística, entidade que, num primeiro momento, foi extremamente importante para a eleição de Northon. Mesmo a Presidência da Câmara, onde hoje é considerado uma referência, só foi possível depois de pelo menos uma derrota para o médico Dr. Jorge Medina. Em 1999, no entanto, Northon conseguiu se eleger depois de derrotar o colega Nhô Gonçalves, e se reelegeu no ano seguinte, outro feito inédito à época.

Presidente da Câmara

Foi junto à Presidência da Casa que Northon Neiva mais se destacou. Ele inovou a gestão do Poder Legislativo ao buscar aproximar a instituição da população. Foi ele quem criou a página da Câmara na internet num tempo em que muita gente dizia que internet era apenas um modismo passageiro. Ele também instalou o primeiro painel eletrônico de votações numa câmara municipal de Minas Gerais — quando nem a Câmara de Belo Horizonte era dotada de tal tecnologia — para agilizar os trabalhos parlamentares, e também moralizou as finanças da Casa. Daí o fato de constantes reeleições para a Presidência, onde cabe aos próprios vereadores escolherem o colega que tem o perfil mais apropriado para gerir os rumos da instituição.

Daqui da redação do minasreporter.com estendemos os nossos cumprimentos ao vereador Northon Neiva por mais esta importante vitória em sua carreira e desejamos a ele um mandato parlamentar coberto de muitos êxitos e de vitórias que, tanto quanto suas, sejam compartilhadas com toda a população teofilotonense.

Parabéns!

(Por David Ribeiro Jr.)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.