No domingo, 02 de outubro, Northon Neiva (PMDB) saiu das urnas como o vereador mais votado da eleição 2016. É bem verdade que o médico Dr. Samir (PP) obteve o mesmo número de votos que Northon, mas os votos do pepista ainda não estão disponíveis no sistema do TSE. Por enquanto Northon é, de fato, o vereador mais bem votado.
Mais do que isso: Northon sai deste pleito como um dos maiores parlamentares de Teófilo Otoni em todos os tempos. Sua reeleição deu a ele o status de um dos maiores vitoriosos e também um dos mais respeitados líderes políticos de sua geração — em janeiro tomará posse para o seu sétimo mandato consecutivo, sem contar as muitas vezes que presidiu a Câmara Municipal tendo sido escolhido pelos seus pares no Poder Legislativo.
Quebrando Paradigmas
Há algum tempo eu escrevi que Northon era o maior quebrador de paradigmas da política local no Século XXI. Ele foi o primeiro vereador que conseguiu, em muito tempo, se reeleger estando presidente da Câmara. Havia até um papo à época de uma tal de maldição da presidência no legislativo local. No ano 2000, mesmo estando presidente, Northon conseguiu se reeleger — o que há algum tempo os presidentes não conseguiam. Mas aí, quando todos pensaram que a tal maldição estava quebrada, o vereador Nelson Eustáquio não conseguiu se reeleger em 2004, no ano em que era presidente, e mesmo depois de uma excepcional atuação parlamentar. Por enquanto este é um feito que Northon detém a fórmula sozinho.
À medida que o tempo foi passando Northon demonstrou ser não apenas alguém que ousava e quebrava paradigmas, mas também que reformulava a política local. Numa época em que havia uma cultura do “nós contra eles”, ele, mesmo sendo do PMDB, sentou-se à mesa com a prefeita Maria José, do PT (até então partidos arqui-inimigos) para discutir governabilidade e o que era melhor para a cidade.
Grande articulador da vitória de Getúlio Neiva em 2012, Northon não conseguiu o mesmo feito neste ano (2016), mas a debilidade na saúde de Getúlio atrapalhou bastante. Contudo, mesmo não conseguindo reeleger o seu prefeito, teve influência direta na costura das coligações que resultaram em 17 cadeiras na Câmara Municipal.
Começo humilde
É interessante lembrar que, apesar da trajetória coberta de vitórias e mais vitórias, Northon teve um começo humilde. Sua entrada na vida pública se deu quando assumiu a presidência da recém-formada Associação dos Moradores do Castro Pires (AMCAP) no início dos anos oitenta. Seu trabalho frente à Associação foi tão reconhecido e aprovado que se candidatar a uma cadeira na Câmara foi um caminho quase que automático, o que ocorreu em 1988. Mas à época, apesar da boa votação, não conseguiu se eleger.
A vitória só viria em 1992, depois de ter criado, junto com o irmão Nodje Walter, o Clube dos Cavalheiros da Rosa Mística, entidade que, num primeiro momento, foi extremamente importante para a eleição de Northon. Mesmo a Presidência da Câmara, onde hoje é considerado uma referência, só foi possível depois de pelo menos uma derrota para o médico Dr. Jorge Medina. Em 1999, no entanto, Northon conseguiu se eleger depois de derrotar o colega Nhô Gonçalves, e se reelegeu no ano seguinte, outro feito inédito à época.
Presidente da Câmara
Foi junto à Presidência da Casa que Northon Neiva mais se destacou. Ele inovou a gestão do Poder Legislativo ao buscar aproximar a instituição da população. Foi ele quem criou a página da Câmara na internet num tempo em que muita gente dizia que internet era apenas um modismo passageiro. Ele também instalou o primeiro painel eletrônico de votações numa câmara municipal de Minas Gerais — quando nem a Câmara de Belo Horizonte era dotada de tal tecnologia — para agilizar os trabalhos parlamentares, e também moralizou as finanças da Casa. Daí o fato de constantes reeleições para a Presidência, onde cabe aos próprios vereadores escolherem o colega que tem o perfil mais apropriado para gerir os rumos da instituição.
Daqui da redação do minasreporter.com estendemos os nossos cumprimentos ao vereador Northon Neiva por mais esta importante vitória em sua carreira e desejamos a ele um mandato parlamentar coberto de muitos êxitos e de vitórias que, tanto quanto suas, sejam compartilhadas com toda a população teofilotonense.
Parabéns!
(Por David Ribeiro Jr.)