Os infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil já somam 73 casos até à manhã desta quinta-feira (12). Dois dos novos casos da doença foram confirmados em Pernambuco, ambos pacientes que estiveram juntos na Itália, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
No início da noite de ontem, o hospital Albert Einstein havia anunciado que mais 16 pessoas tiveram o diagnóstico positivo, elevando o total no país para 69. Há 930 casos suspeitos e 947 descartados. São Paulo lidera no número de ocorrências, com 46 do total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 15 casos confirmados. O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus.
Números do Ministério da Saúde
Boa parte dos novos casos já confirmados pelo órgão foram registrados em São Paulo, incluindo um aluno da USP afetado. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a primeira faculdade a suspender as atividades por conta da doença, agora classificada como uma pandemia. A universidade anunciou, nesta quinta-feira (12), que a medida vale de 13 a 29 de março e inclui os campi de Campinas (SP) – onde 50 mil pessoas circulam todos os dias – e Limeira (SP).
No boletim de terça-feira, o estado registrava 19 casos, mas agora o número de confirmações já chega a 30. Também foram registradas cinco novas ocorrências no Rio de Janeiro, que subiu de 8 para 13 casos, enquanto o estado do Rio Grande do Sul teve seu segundo caso confirmado. O boletim também contabiliza um novo caso no Distrito Federal, que chega a duas confirmações.
(Fonte: Renato Santino – Olhar Digital)