O Tribunal Superior Eleitoral determinou, nesta terça-feira (22), a cassação do prefeito de Jacinto (MG), Leonardo Augusto de Souza (PRB), e de seu vice, João Alves Berberino (PP). Eles foram condenados por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2016 e chegaram a ser afastados dos cargos em 2017, mas retomaram no mês seguinte, após conseguirem uma liminar. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai providenciar as novas eleições para os cargos do município.
O plenário decidiu por unanimidade que o prefeito e o vice seriam condenados por promoverem um showmício de campanha e ações similares, o que é proibido pela legislação eleitoral. Eles também foram julgados por distribuir alimentos a eleitores, mas essa condenação foi negada por não haver provas da ação.
Leonardo Souza e João Berberino foram afastados dos cargos em setembro e novas eleições foram agendadas para o mês de novembro. Enquanto as eleições não aconteciam, o presidente da Câmara Municipal, Nadson Lúcio Carvalho (PROS), assumiu como prefeito interino; em outubro, foi concedida a liminar que permitia a volta dos dois aos respectivos cargos e as eleições foram canceladas. Data das novas eleições devem ser divulgadas nos próximos dias pelo TRE.
(Fonte: G1 Vales de Minas)