— Por David Ribeiro Jr. —
A “União Operária Beneficente Deus, União e Trabalho” promoveu na noite de domingo (24/09) uma grande confraternização entre os seus associados, com a presença de lideranças e autoridades diversas, para celebrar os 96 (noventa e seis) anos da entidade completados no último dia 21 de setembro.
O presidente da União Operária, Djalma Francisco Cordeiro, que presidiu a solenidade de celebração, disse estar muito satisfeito em poder fazer parte da história da União Operária neste momento em que a entidade se firma como uma das mais longevas e importantes instituições de Teófilo Otoni, e mais importante ainda por cuidar da classe trabalhadora.
O que faz a União Operária
Fundada pelo operário Aloíno de Mattos, no longínquo ano de 1921, a União Operária Beneficente sempre se caracterizou como a “casa do operário teófilo-otonense. Atualmente, a entidade exerce um importante papel de apoio à classe operária da cidade. Um exemplo disso é que a União Operária apoia os seus associados com inúmeros programas socioassistenciais que incluem auxílio-remédio, auxílio-funeral, distribuição de cestas básicas, além de diversas outras alternativas de “auxílio” sempre que necessário.
Exemplo de “Gestão”
Outro importante diferencial da União Operária Beneficente é que a entidade é, atualmente, um dos maiores e melhores exemplos de gestão eficiente e voltada para resultados de Teófilo Otoni e região. A instituição sempre teve um patrimônio considerável em forma de imóveis. Contudo, desde que a atual gestão, representada pelo presidente Djalma Cordeiro, assumiu a União Operária, a entidade vem se destacando por ter construído um edifício com dez apartamentos novos em folha na Travessa Aloíno de Mattos, na Rua Coronel Ramos, além de reformar vários dos seus outros imóveis, agregando valor a eles, e também revitalizando a sede social, na Avenida Getúlio Vargas, que hoje se destaca como um ponto de lazer e entretenimento para a classe operária, bem como para toda a família teófilo-otonense.
Pronunciamentos
Diante da importância da data, várias lideranças, autoridades e associados se pronunciaram durante a solenidade de comemoração do aniversário da União Operária. Todos os oradores invocaram a memória do saudoso Aloíno de Mattos, mas também enalteceram o trabalho probo e eficiente que vem sendo prestado pelo atual presidente, Djalma Cordeiro, juntamente com toda a sua diretoria. Veja, no slideshow a seguir, alguns dos pronunciamentos feitos durante a solenidade.
Ao final da solenidade foi servido um delicioso coquetel a todos os presentes, e o presidente Djalma Cordeiro explicou que, a partir de agora, a União Operária já está em contagem regressiva para comemorar o seu centenário em 2021.
………………………………………….
Leia também: