— Por David Ribeiro Jr. —
TEÓFILO OTONI
TEÓFILO OTONI — A União Operária Beneficente “Deus, União e Trabalho”, que completou 101 anos no último mês de setembro, empossou no domingo, 8 de janeiro/2023, a nova Diretoria que comporá a Mesa Diretora para o quadriênio 2023-2026. O novo presidente é o então 1º Secretário Joubert Barbosa de Almeida. Joubert é o primeiro filho de um ex-presidente da Casa que, seguindo os passos do pai, também assume a função máxima da União Operária. O pai dele é Joviniano de Almeida, o 17º presidente da instituição, e que a dirigiu em dois mandatos distintos: o 1º entre os anos de 1973 a 1983, e depois entre 1986 a 1988. Acompanhe a entrevista do novo presidente aqui.
Cerimônia de Posse
A solenidade de transferência da Presidência, e também de posse da nova diretoria, foi marcada pela emoção da passagem de comando do então presidente Djalma Francisco Cordeiro, que, por três vezes, dirigiu a entidade.
De forma protocolar, foi pedido ao presidente do Centro dos Choferes de Teófilo Otoni, Natã Costa Souza, para presidir a cerimônia como mestre de cerimônias convidado. Vários associados e membros da diretoria — tanto da que se encerra quanto da que assume — fizeram uso da palavra e teceram elogios ao presidente que termina a função ao mesmo tempo que desejaram felicidade e bênçãos ao presidente e à diretoria que tomou posse.
Acompanhe, no slideshow abaixo, alguns momentos de pronunciamentos durante a solenidade:
Veja, também, como estava a casa, com um grande número de associados presentes:
Dever Cumprido
Ao falar ao MINAS REPÓRTER, o ex-presidente Djalma Francisco Cordeiro disse que, na medida do possível, ele procurou fazer tudo o que foi possível para dirigir a entidade com transparência e com integridade.
Aos 92 anos, o Sr. Djalma lembrou da sua história com a União Operária. Ele começou a frequentar a entidade desde à adolescência acompanhando o seu pai, que sempre foi associado. Depois de adulto, e até associado por si mesmo, foi se envolvendo, tomando gosto e acabou chegando à Presidência da União Operária dirigindo-a por três mandatos.
Um dos destaques da gestão do Sr. Djalma foi um edifício com 10 (dez) apartamentos na Travessa Eloíno de Mattos, que incorpora o patrimônio da União Operária, além de ter reformado todos os imóveis da entidade e zelar pela sua manutenção periódica.
Finalizando, Djalma Francisco desejou muita felicidade ao novo presidente Joubert e que o seu mandato seja rodeado de muito sucesso ao lado de toda a nova diretoria que assume.
Inclusão
A ex-presidente Maria dos Anjos da Silva foi a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Ela foi a 24ª presidente da União Operária. Também falando ao MINAS REPÓRTER, comentou que houve uma enorme evolução no relacionamento da entidade com a comunidade. Segundo ela, hoje há mais associadas-mulheres do que associados-homens, como, aliás, está ocorrendo na sociedade e no mundo como um todo.
Em relação específica à presença feminina na União Operária, a Sra. Maria dos Anjos disse que depois de a entidade passar a ter mulheres em sua diretoria, as pessoas passaram a ver a União como uma instituição familiar, e não mais predominantemente masculina como era antes. Com isso, até os jovens e adolescentes passaram a frequentar mais a casa.
Nova Mesa Diretora:
A nova diretoria para o quadriênio 2023-2026 é assim constituída:
Presidente: JOUBERT BARBOSA de ALMEIDA
Vice-Presidente: DJALMA FRANCISCO CORDEIRO
1ª Secretária: MARIA dos ANJOS RODRIGUES da SILVA
2ª Secretária: MARINALVA BARBOSA
1º Tesoureiro: JOÃO CARDOSO FILHO
2º Tesoureiro: GILDETE PEREIRA de SOUZA
1º Orador: MOACIR BATISTA da COSTA
2º Orador: JOSÉ de SOUZA AMORIM
1º Procurador: MARIA das GRAÇAS CHÁCARA TIMÓTEO
2º Procurador: VERIDIANO BATISTA do NASCIMENTO
CONSELHO FISCAL:
Presidente: MAÍSA da SILVA
1º Membro: GRACÉLIA GOMES ALVES
2º Membro: ANA MARIA dos SANTOS OLIVEIRA
1º Suplente: ALMIRO PARDIM FERREIRA
2º Suplente: EDITH dos SANTOS CORDEIRO
Veja, no slideshow a seguir, alguns momentos do novo presidente com a sua família: