Jovem de 25 anos é atacado em praia à beira do Rio Xingu; estudante é de Pedro Leopoldo, na Grande BH.
A Polícia Civil já trabalha com pelo menos uma hipótese para a morte do universitário mineiro Gabriel José Jorge Cortez, de 25 anos, em Porto de Moz, no Pará. O corpo do jovem foi encontrado no último sábado, na região conhecida como praia da Chácara, às margens do Rio Xingu. Segundo o delegado Mhoab Khayan Azevedo Lima, que investiga o caso, o estudante pode ter sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte -, uma vez que o telefone celular e a carteira dele foram levados.
Segundo o policial, algumas pessoas já estão sendo investigadas e a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão. O delegado, porém, preferiu não divulgar os nomes dos suspeitos. Algumas testemunhas já prestaram depoimento.
“Os primeiros levantamentos indicam que o universitário foi atacado quando estava preparando o jantar. Ele levou um tiro nas costas e o corpo dele estava com cortes no pescoço e nos ombros”, informou o delegado. Pescadores da região encontraram o corpo e avisaram à Polícia Militar.
Conforme as investigações, Gabriel Cortez estava a passeio em Porto de Moz, onde chegou no sábado. Há cerca de três meses, o estudante fazia um estágio na Cooperativa de Produtos Orgânicos de Xingu, na cidade de Altamira. Ele estava no quinto período do curso de agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, em Rio Pomba, na Zona da Mata.
Gabriel morava em Divinópolis, no Centro-Oeste, e nasceu em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ele será enterrado. O corpo vai chegar ao Aeroporto da Pampulha por volta das 20h e o velório está previsto para as 23h, na capela São Geraldo.
Fonte: Estado de Minas