Em GV, campanha vai até 25 de maio; em TOT até o dia 10 de junho. No Vale do Aço, índice está em 74,26% e prazo não será prorrogado.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que termina nesta sexta-feira (20), foi prorrogada até a próxima quarta-feira (25), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A nova data foi uma medida adotada pelo município para cumprir a meta de imunizar 80% do público-alvo da campanha.
A chefe do setor de imunização Márcia Cordeiro explica que o município decidiu prorrogar a campanha como forma de garantir que o maior número de pessoas, que estão dentro do grupo prioritário, consiga ser imunizada e orienta o público-alvo a procurar uma unidade de saúde para se vacinar em função da gravidade da doença.
“Não alcançamos nem a meta nacional que é de 80%. Somente 75% dos valadarenses se vacinaram. Existem muitas pessoas dos grupos prioritários que não compareceram as unidades. Idosos, gestantes, mulheres que ganharam bebê até 45 dias e as crianças com problemas crônicos”, explica a chefe do setor de imunização Márcia Cordeiro.
De acordo com os últimos dados divulgados na segunda-feira (16), mais de 7.500 pessoas receberam a dose da vacina. Dessas, 67,39% são crianças de 6 meses a 2 anos incompletos; 53,65% gestantes, 39,10% puérperas, 75,60% idosos e 68,78% profissionais da saúde.
Vale do Aço
A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (MG), responsável por 35 cidades da região, informou que a vacinação não será prorrogada.
Ainda de acordo com o órgão, a meta era alcançar 181.424 pessoas, porém apenas 136.759 foram imunizados, o que representa 74,26%. A orientação é continuar imunizando enquanto houver vacinas nas unidades de saúde.
Teófilo Otoni
Já a Superintendência Regional de Teófilo Otoni atente 32 municípios, sendo que 20 já haviam alcançado a meta de vacinar 80% da população. De acordo com a SRS, ainda nesta sexta-feira outros municípios devem alcançar a meta. Para o órgão, a campanha de vacinação contra gripe ainda enfrenta desinteresse por parte da população, sendo que os grupos mais descobertos nos municípios atendidos pela superintendência foram as crianças e gestantes.
No município de Teófilo Otoni a meta foi atingida, mas a campanha foi prorrogada até o dia 10 de junho. A decisão foi tomada em função do grupo das gestantes ainda não ter atingido a meta, faltando 10% deste grupo para ser imunizado.
(G1 Vales de Minas)