Vendas caem 24,7% no acumulado do ano; mercado esboça recuperação

Vendas caem 24,7% no acumulado do ano; mercado esboça recuperação

Como acontece todo mês, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta quinta-feira (4) o balanço mensal e acumulado do ano da indústria automotiva. Os dados apontam que em julho foram emplacadas 181,4 mil unidades, crescimento de 5,6% sobre o mês anterior.

Na comparação com o julho de 2015, a queda foi de 20,3% nos licenciamentos. Nos sete primeiros meses do ano foram vendidas 1,16 milhão de unidades, queda de 24,7% em relação ao acumulado do ano passado no mesmo período.

Todavia, para Antonio Megale, presidente da Anfavea, a estabilização nos licenciamentos anima: “Ainda não é possível afirmar que atingimos um ponto de inflexão, mas o fato é que a indústria encontra estabilidade nos últimos meses e alguns indicadores começam a mostrar sinais positivos. Notamos alguma melhora na confiança do consumidor e do investidor, mas é preciso esperar um pouco mais para avaliar se essa retomada terá reflexos nas vendas. Acredito que esse cenário se tornará mais evidente após as definições do cenário político”.

Produção e exportação

Acompanhando a tendência de alta das vendas em julho, a produção registrou crescimento de 4,7% no mês (189,9 mil unidades contra 181,4 mil em junho). Todavia, na comparação com o mesmo período do ano passado, a indústria encolheu 15,3% – no acumulado do ano a queda ainda é de expressivos 20,4%.

Exportações

Sem novidades, as exportações continuam a tendência de alta: em julho foram embarcadas 45,6 mil unidades ao exterior, 5% a mais que do que em junho e 61% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Nos sete primeiros meses de 2016 foram 272,2 mil unidades exportadas, 20% a mais que no acumulado de 2015.

Fonte: Fenabrave



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.