— Por David Ribeiro Jr. —
Nesta semana Teófilo Otoni viveu mais um capítulo na sua novelesca relação com a Copasa, empresa responsável pelo fornecimento da água potável à nossa população. Nos últimos anos inúmeras denúncias foram registradas com relação à cor da água, ao cheiro… sem falar no mais grave de todos os problemas, que é o fato de que comunidades em áreas mais altas sofrem com a constante falta d’água.
Há pouco tempo houve uma denúncia — não comprovada — de que um cidadão havia encomendado um exame laboratorial que identificou excesso de coliformes fecais na água.
Como se tudo isso não fosse o bastante, uma considerável parcela da população reclama diuturnamente da cobrança da famigerada taxa de esgoto, que é alta, embora grande parte do esgoto da cidade seja, de fato, recolhido pela Copasa, porém, não é tratado, como estipula o contrato com o município.
E agora essa relação novelesca ganha um capítulo à parte. É que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes (Avante), fez, nesta semana, uma denúncia gravíssima com relação à qualidade da água que é fornecida pela Copasa para o consumo de nossa gente.
Veja, a seguir, em vermelho, o que o vereador escreveu em seu Facebook na segunda-feira (22/01). Volto em seguida.
DENÚNCIA
Hoje concedi entrevista e apresentei DENÚNCIA sobre a situação da água da COPASA em Teófilo Otoni. Após laudos expedidos por laboratório especializado, ficou constatado que a água está imprópria para o CONSUMO HUMANO, conforme as portarias e leis estabelecidas pelo Ministério da Saúde, pois as amostras apresentavam concentração de alumínio e cálcio acima do permitido. Estou falando de um problema que tenho acompanhado há mais de 3 anos. Trata-se de um caso de saúde pública. Não poderia fugir da minha responsabilidade como cidadão, gestor no Hospital Philadelfia, e atualmente vereador e presidente em exercício na Câmara Municipal. Reafirmo que não tenho nada a questionar em relação às pessoas que trabalham na empresa, mas tenho que exigir que nossa população receba ÁGUA DE QUALIDADE E NOS PADRÕES EXIGIDOS POR LEI. Espero que possamos resolver essa situação, pois, quem sofre, são todas as pessoas e principalmente os mais carentes. Contem com nosso trabalho, e que Deus nos dê sabedoria e discernimento para ajudar nossa cidade.
Voltei
A denúncia do vereador Fábio Lemes ocorre pouco tempo depois de ele mesmo ter ponderado com alguns dos seus pares na Câmara Municipal — segundo o jornal Diário de Teófilo Otoni —, que teria sido incoerente a Casa aprovar em um determinado mês uma moção de repúdio à má qualidade da água oferecida pela Copasa, e, algum tempo depois, outra moção de aplausos aos colaboradores pelos serviços prestados.