O Top 5 Syrah Wines of Brazil Awards 2019, premiou, no mês de setembro, três vinhos produzidos com tecnologia Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O Wines of Brazil Awards consagra os melhores vinhos do país em várias categorias e campo de atuação. O concurso, que acontece no Rio de Janeiro, tem se tornado uma competição tradicional no país.
Entre os premiados estão Guaspari Syrah Vista da Serra 2016, Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah 2017 e Maria Maria Diana Syrah 2017. Os vinhos da Casa Geraldo e Guaspari são produzidos em vinícola própria. Já as uvas dos vinhos Maria Maria são plantadas na cidade de Três Pontas, região Sul de Minas Gerais, e o processamento é feito na vinícola Experimental da Epamig, em Caldas.
“Em 2005, quando ainda não tínhamos conhecimento da dupla poda, importamos as mudas da variedade Syrah e sempre a conduzimos no verão, estação difícil de colher uvas sãs e doces. Já em 2013, realizamos a inversão do ciclo, obtendo bons resultados de qualidade da uva”, conta o responsável pelos parreirais da Casa Geraldo. “Seguimos plantando a variedade Sauvignon Blanc, e em 2016 tivemos a primeira safra. A uva de inverno conquistou espaço na fazenda. Com a tecnologia, alcançamos muitos prêmios, só em 2019 já foram 18 vinhos de inverno premiados” destaca.
Dupla poda
A dupla poda consiste na inversão do ciclo produtivo da videira, que altera para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos finos. São feitas duas podas anuais e colheita apenas no inverno. A uva tinta Syrah foi a que mais se adequou à técnica, resultado de um trabalho de pesquisas de mais de 20 anos, desenvolvidas pela Epamig, com apoio da Fapemig e outros órgãos de fomento, que aperfeiçoou a qualidade dos vinhos finos produzidos no Brasil em propriedades no Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
(Fonte: Agência Minas Gerais)