Por Mary Ribeiro
Quem nunca sentiu medo em situações que exigem decisões importantes, ou diante de mudanças que podem afetar a nossa vida de maneira significativa? Sentir-se inseguro em alguns momentos é completamente normal, mas algumas pessoas sentem mais medo do que outras.
Quando a insegurança passa a estar presente o tempo todo na vida de alguém é sinal de que há algo errado. Esse tipo de sentimento constante faz com que a pessoa deixe de acreditar em si mesma e sinta-se incapaz de realizar tarefas simples do dia a dia.
A psicóloga Claudete J. Silva explica que a “o inseguro deixa a vida passar e decidir por ele, sem optar por um caminho de desafios”, mesmo que isso cause sofrimento. Todas as decisões passam a ser tomadas com o intuito de se proteger e criam muitas limitações.
Esse quadro de insegurança constante pode ter origem na infância – segundo a psicóloga – devido à proteção excessiva por parte dos pais. Essa superproteção pode acabar impedindo que a criança sinta e ultrapasse certas barreiras comuns e necessárias para o seu aprendizado.
O resultado é um adulto excessivamente inseguro que sente medo e angústia o tempo todo, e esses sentimentos acabam refletindo negativamente na vida familiar, profissional, acadêmica e até amorosa. A solução para superar o problema é fazer um tratamento com a ajuda de um profissional.
Se você se encaixa nas descrições acima e sente-se inseguro, procure um psicólogo.
Fonte: Blog Vale Saúde